O Financiamento

COMO O FINANCIAMENTO É CONTRATADO?

Na contratação de um financiamento bancário para a aquisição de um imóvel, o comprador e a incorporadora têm responsabilidades diferentes:

Comprador

Procurar pelo gerente da agência bancária, ou pelo departamento de atendimento ao cliente da incorporadora ou, ainda, o departamento responsável pelo relacionamento com o cliente, para obter orientação e indicação de assessorias que poderão ser contratadas pelo cliente. Elas serão as responsáveis por preencher e providenciar todos os documentos necessários para a aprovação do crédito pelo banco e acompanhar o processo até o registro do contrato de financiamento.

Fornecer ao banco informações idôneas e documentos pessoais, além de comprovar a renda necessária para obter o financiamento.

Providenciar, no Cartório de Notas, todos os documentos e as certidões disponibilizados pela incorporadora.

O processo pode ser realizado por um procurador, que cuidará do processo de financiamento. Nesse caso, a procuração é um dos documentos a serem providenciados antes da solicitação do financiamento bancário. A própria instituição financeira escolhida indicará quais poderes deverão constar da procuração. A incorporadora também poderá pedir uma procuração, pública ou particular, com outros poderes diferentes daqueles indicados pela instituição financeira.

Incorporador

Entregar ao comprador ou indicar onde poderão ser retirados os documentos atualizados referentes à obra: Habite-se, certidão negativa de débitos do INSS, especificação de condomínio e demais documentos referentes à incorporadora, como certidões forenses e de regularidade fiscal, além dos documentos exigidos pelo banco escolhido.

AJUDA PROFISSIONAL

Como o financiamento bancário costuma ser burocrático, é possível solicitar ajuda para encaminhar a solicitação de crédito. Esse serviço é prestado por profissionais ou empresas especializadas.

O custo varia de acordo com o valor do financiamento do imóvel e a experiência do assessor. Caso exista interesse, a contratação é de responsabilidade do comprador.

O próprio cliente pode cuidar de todos os trâmites, mas os prestadores de serviços especializados facilitam o processo por conhecerem todos os trâmites.

TIPOS DE FINANCIAMENTO

SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH) Os juros contratados são menores e é possível utilizar o FGTS.

CARTEIRA HIPOTECÁRIA Os juros são livremente contratados entre as partes e normalmente são maiores do que os encontrados no SFH. Não é possível utilizar o FGTS.

COMPROVAÇÃO DE RENDA

• Holerite
• Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)
• Declaração de Imposto de Renda
• Outros que sejam aceitos pela instituição financeira contratada

A forma de comprovação de renda varia conforme a instituição financeira escolhida. Algumas permitem que mais pessoas possam participar do processo de composição de renda (exemplo: pai, mãe e filho[a]), enquanto outras restringem esse número para apenas o casal que está adquirindo a unidade. Uma vez assinado o contrato de financiamento bancário, todos os indicados serão os proprietários da unidade.

Entre em contato:

Contato por E-mail

Chat Online

Contato por Whatsapp

Contato por telefone

Utilizamos a tecnologia de cookies com o objetivo de melhorar cada vez mais a sua experiência de navegação em nosso site. Continue ou feche essa mensagem para permitir a utilização de cookies. Para mais informações sobre a nossa Política de Privacidade de Dados Pessoais ou para saber como navegar de forma anônima, clique aqui

Aceitar